Aquecimento global
Refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. O fenômeno se manifesta como um problema na temperatura sobre as áreas populadas do Hemisfério Norte, entre Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer. O clima marítimo do Hemisfério Sul é mais estável; embora o aumento do nível médio do mar também o atinge. O clima marítimo depende da temperatura dos oceanos nos Trópicos; e este está em equilíbrio com a velocidade de evaporação da água, com a radiação solar que atinge a Terra e o Efeito Estufa
Causas possíveis
O sistema climático terrestre muda em resposta a variações em fatores externos incluindo variações na sua órbita em torno do Sol, erupções vulcânicas, e concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa. As causas detalhadas do aquecimento recente continuam sendo uma área ativa de pesquisa, mas o consenso científico. identifica os níveis aumentados de gases estufa devido à atividade humana como a principal causa do aquecimento observado desde o início da era industrial. Essa atribuição é mais clara nos últimos 50 anos, para os quais estão disponíveis os dados mais detalhados. Contrastando com o consenso científico, outras hipóteses foram avançadas para explicar a maior parte do aumento observado na temperatura global. Uma dessas hipóteses é que o aquecimento é resultado principalmente da variação na atividade solar.
Nenhum dos efeitos produzidos pelos fatores condicionantes é instantâneo. Devido à inércia térmica dos oceanos terrestres e à lenta resposta de outros efeitos indiretos, o clima atual da Terra não está em equilíbrio com o condicionamento que lhe é imposto. Estudos de compromisso climático indicam que ainda que os gases estufa se estabilizassem nos níveis do ano 2000, um aquecimento adicional de aproximadamente 0,5 °C ainda ocorreria.
como prevenir o aquecimento global
As pessoas ainda se perguntam como prevenir o aquecimento global. O único problema é que não tem mais jeito! Ele está aí! Já que não prevenimos antes, o que podemos fazer é remediar e impedir que ele avance e ocorra alguma regressão térmica.
Para tentar diminuir os efeitos do aquecimento, faça coleta seletiva, separe no mínimo o orgânico do inorgânico em sua casa ou empresa. Levo o lixo inorgânico para oficinas de reciclagem ou instale em sua rua um latão de lixo para esses fins. Plante muitas árvores e plantas em seu quintal, se você mora em apartamento, você ainda tem a opção de plantas de médio porte na sala, e flores nos para peitos, sacadas e varandas. Opte por veículos de motores à álcool, para diminuir a poluição, e sempre que puder leve para fazer uma revisão e saber o quanto ele vem poluído.
Essas são as medidas básicas. Todos podem fazer o que está descrito acima. Faça então a sua parte! Não deixe que todos nós veremos torresmos!